Duração: + ou – 60 dias
Período: Agosto e Setembro / 2011 JUSTIFICATIVA
O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural.
Todo e qualquer ser humano tem cultura, a cultura vai se formando nas relações e experiências que mantemos com o mundo desde que nascemos. Ao mesmo tempo em que recebemos a herança cultural, agimos e produzimos cultura. Dessas relações extraímos os valores em que acreditamos, como solidariedade, afeto, respeito, violência. Esse conjunto de valores transmitidos por nosso grupo social é nossa identidade. As crianças vivem num mundo imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Com isto, vimos a importância de se trabalhar a Cultura Popular. Pensamos aqui, no Folclore como um grande quebra-cabeça, um brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso povo, logo ele não poderia ficar fora do espaço da educação formal. OBJETIVO GERAL Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo. A cultura é um bem precioso que deve ser cultivado. E nosso objetivo é apresentar as várias manifestações culturais das regiões brasileiras e tirar a poeira da palavra Folclore, brincando com as possibilidades que ela oferece. OBJETIVOS ESPECÍFICOS- Reconhecer e divulgar a importância do Folclore na cultura brasileira.
- Estimular e desenvolver a imaginação e criação.
- Desenvolver o habito de pesquisa.
- Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de experiências vivenciadas por elas.
- Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.
- Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de diferentes grupos e pessoas.
- Possibilitar momentos de interação entre as crianças e adultos.
- Aguçar a curiosidade das crianças incentivando-as a participar das atividades propostas.
- Incentivar o gosto pela leitura, arte, musica e dança.
- Valorizar a cultura popular.
- Levar o aluno a tomar contato com algumas manifestações de cultura popular.
b) Linguagem Oral e Escrita: fala, diálogo, argumentação, parlenda, trava língua, adivinhações, cantigas, escrita, receita, leitura, lendas.
c) Natureza e Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias. d) Múltiplas linguagens: Expressão, movimento, danças, brincadeiras, músicas, cantigas de roda, arte, dramatização de lendas.
e) Construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas). RECURSOS Livros e revistas (fontes de informação), sucata, papéis coloridos, cola, tesoura, cds com histórias e cantigas, brinquedos, fantasias, máquina fotográfica, filme fotográfico, DVDs, filmes de histórias. Leitura de diferentes textos: informativos, literários, recreativos, caça-palavras, poesia, pesquisas, atividades matemáticas, atividades com receitas, montagem de murais, confecção de cartazes, atividades ortográficas e gramaticais, produção de texto, dramatização, músicas e artesanato. CULMINÂNCIA Mostra Cultural contendo:
- Concurso de pipas.
- Desfile de trajes regionais.
- Exposição de artesanato, comidas típicas e receitas de cada região do Brasil.