Nossas Raízes

COLÉGIO ESTADUAL “DOM ABEL” S. U.
PROJETO – NOSSO POVO, NOSSA CULTURA,
NOSSAS RAIZES.
Alunos Atendidos: Do 1º ao 5º ano
Duração: + ou – 60 dias
Período: Agosto e Setembro / 2011
JUSTIFICATIVA

                      O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural.

Todo e qualquer ser humano tem cultura,  a cultura vai se formando nas relações e experiências que mantemos com o mundo desde que nascemos. Ao mesmo tempo em que recebemos a herança cultural, agimos e produzimos cultura. Dessas relações extraímos os valores em que acreditamos, como solidariedade, afeto, respeito, violência. Esse conjunto de valores transmitidos por nosso grupo social é nossa identidade.
                     As crianças vivem num mundo imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Com isto, vimos a importância de se trabalhar a Cultura Popular. Pensamos aqui, no Folclore como um grande quebra-cabeça, um brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso povo, logo ele não poderia ficar fora do espaço da educação formal.
 
 OBJETIVO GERAL
 Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo. A cultura é um bem precioso que deve ser cultivado. E nosso objetivo é apresentar as várias manifestações culturais das regiões brasileiras e tirar a poeira da palavra Folclore, brincando com as possibilidades que ela oferece.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Reconhecer e divulgar a importância do Folclore na cultura brasileira.
  • Estimular e desenvolver a imaginação e criação.
  • Desenvolver o habito de pesquisa.
  • Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de experiências vivenciadas por elas.
  • Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.
  •  Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de diferentes grupos e pessoas.
  • Possibilitar momentos de interação entre as crianças e adultos.
  • Aguçar a curiosidade das crianças incentivando-as a participar das atividades propostas.
  •  Incentivar o gosto pela leitura, arte, musica e dança.
  •  Valorizar a cultura popular.
  •  Levar o aluno a tomar contato com algumas manifestações de cultura popular.
 
 DESENVOLVIMENTO
                   Trabalharemos de forma lúdica, respeitando as várias áreas do conhecimento:
a)  Formação Pessoal e Social: socialização, respeito, valorização do outro, autonomia, iniciativa.
b)  Linguagem Oral e Escrita: fala, diálogo, argumentação, parlenda, trava língua, adivinhações, cantigas, escrita, receita, leitura, lendas.
c)  Natureza e Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias.
d)  Múltiplas linguagens: Expressão, movimento, danças, brincadeiras,  músicas, cantigas de roda, arte,  dramatização de lendas.
e)  Construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas).
RECURSOS
 
  Livros e revistas (fontes de informação), sucata, papéis coloridos, cola, tesoura, cds com histórias e cantigas, brinquedos, fantasias, máquina fotográfica, filme fotográfico, DVDs, filmes de histórias. Leitura de diferentes textos: informativos, literários, recreativos, caça-palavras, poesia, pesquisas, atividades matemáticas, atividades com receitas, montagem de murais, confecção de cartazes, atividades ortográficas e gramaticais, produção de texto, dramatização, músicas e artesanato.
                                                  CULMINÂNCIA
Mostra Cultural contendo: 
  • Concurso de pipas.
  • Desfile de trajes regionais.
  •  Exposição de artesanato, comidas típicas e receitas de cada região do Brasil.
Exposição e tarde de autógrafos do livro feito pelos alunos.

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